Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Subida com sabor a derrota

O Bloco de Esquerda não conseguiu repetir a nível local os resultados eleitorais que obteve nas eleições europeias e nas legislativas. Manteve a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, reforçou o número de vereadores "nos municípios onde já estava até agora", mas falhou completamente nos dois principais distritos, ao não conseguir eleger João Teixeira Lopes no Porto nem Luís Fazenda em Lisboa.
12 de Outubro de 2009 às 02:00
Francisco Louçã
Francisco Louçã FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

Foi apenas por volta das 23 horas que Francisco Louçã, ainda com mais de 20 freguesias por apurar, assumiu a derrota. 'Temos muito que aprender, muito caminho pela frente', disse, sublinhando que 'em política devem-se assumir os resultados'. Francisco Louçã disse ainda que 'o combate por mais democracia continua' e reconheceu que o seu partido, a nível local, ainda tem muitas provas a dar.

Já com números mais conclusivos e a poucos minutos da meia-noite, os cerca de 30 apoiantes do Bloco de Esquerda que se juntaram ontem no Fórum Lisboa, onde o silêncio imperou ao longo da noite, começaram a bater palmas. Uma espécie de incentivo para trazer Luís Fazenda ao palco. O candidato a Lisboa apareceu acompanhado por João Bau, que conseguiu ser eleito para a Assembleia Municipal, e lamentou a sua derrota. 'Se o Bloco de Esquerda tem tido para a Câmara a mesma votação que teve para a Assembleia Municipal, para a Câmara teria eleito o candidato a vereador', disse, acrescentando que, apesar da derrota, o BE estará atento e não desistirá do seu projecto autárquico. Fazenda terminou o seu discurso com um 'até já'.

FRASES

'Temos muito que aprender, muito caminho que fazer, muita implantação para conseguir, muito enraizamento para desenvolver e vemos estes resultados com toda a humildade, confirmando o enorme trabalho que o BE tem pela frente.'

Francisco Louçã Líder BE

'Não nos arrependemos desta campanha, esta campanha foi uma sementeira.'

Luís Fazenda Candidato do BEà Câmara de Lisboa

'Resultados reflectem o efeito bipolarizador do voto útil, que foi muito forte e muito tenaz nestas eleições.'

João Teixeira Lopes Candidato do BE à Câmara do Porto

'OS MAIS PERIGOSOS'

Entre o merchandising do Bloco à venda no Fórum Lisboa destacava-se um curioso baralho de cartas com os ‘mais perigosos’ da política nacional. Sócrates era o Ás de Paus e Ferreira Leite a Dama de Ouros.

POSITIVO

A única autarca doBloco, Ana Cristina Ribeiro, manteve a Câmarade Salvaterra de Magos.

O partido cumpriu oobjectivo expresso de aumentar o número de mandatos a nível local.

NEGATIVO

BE falha objectivo de eleger Luís Fazenda em Lisboa e João Teixeira Lopes no Porto.

Bloco continua sem conseguir reproduzir, a nível local, a expressão que tem a nível nacional.

Ver comentários