Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Submarino 'Arpão' chega sábado à Base Naval de Lisboa

O submarino ‘Arpão’, o segundo novo equipamento militar do género para a Marinha portuguesa, chega a Portugal no sábado de manhã, confirmou à agência Lusa fonte da Armada.
28 de Abril de 2011 às 20:00
Submarino comprado por Portugal foi recebido provisoriamente em Dezembro na Alemanha
Submarino comprado por Portugal foi recebido provisoriamente em Dezembro na Alemanha FOTO: Lusa

De acordo com a mesma fonte, o ‘Arpão’ tem hora prevista de chegada à Base Naval de Lisboa (BNL) às 10h30 de sábado, não estando prevista nenhuma cerimónia para assinalar publicamente a recepção do novo equipamento.  

Em Janeiro, o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, tinha apontado a chegada do ‘Arpão’ a Portugal em Março ou Abril.  

O segundo submarino comprado por Portugal foi recebido provisoriamente em Dezembro na Alemanha.  

O ‘Tridente’, primeiro submarino encomendado por Portugal à empresa alemã Ferrostaal a ser entregue, chegou a Portugal em Agosto do ano passado. 

A aquisição dos dois submarinos custou a Portugal cerca de mil milhões de euros.  

À semelhança do Tridente, a guarnição do Arpão conta com 33 militares, dos quais 7 são oficiais, 10 sargentos e 16 praças.   

O submarino atinge uma velocidade máxima de 20 nós e garante uma autonomia máxima de 45 dias, possuindo "capacidade para lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície, e capacidade para lançar torpedos, de luta de superfície e subsuperfície”, refere a Marinha.

submarino arpão marinha portugal
Ver comentários