Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Susana Amador desvaloriza polémica sobre convite a Sócrates

Presidente da DFMS diz que convite é "natural".
23 de Setembro de 2016 às 18:40
Susana Amador, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas
Susana Amador, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas FOTO: Fernando Ferreira
A presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas (DFMS) de Lisboa lamentou esta sexta-feira a polémica em torno do convite ao ex-primeiro-ministro José Sócrates para participar numa iniciativa institucional, que deve ser encarado com "normalidade, naturalidade e pluralidade".

"Lamento que tenha ocorrido esta polémica. Entendemos que este é um convite natural. Ele [José Sócrates] vai falar sobre uma área que tem a ver com o seu percurso académico, uma área onde está muito à vontade, política externa e globalização", respondeu Susana Amador aos jornalistas no início da Universidade de Verão, promovida pelo DFMS da FAUL, na qual José Sócrates vai fazer hoje a sua primeira participação institucional desde que foi constituído arguido no processo Operação Marquês em 2014.

Na opinião da presidente do DFMS, José Sócrates é "um conferencista que será de qualidade", tal como acontece com o ministro Vieira da Silva, o secretário de Estado da Saúde e o deputado socialista Alexandre Quintanilha, considerando que este assunto deve ser encarado com "normalidade, naturalidade e pluralidade".

Susana Amador rejeita a ideia de que a presença de Sócrates atinja o PS, uma vez que este é um "partido plural, sempre foi, é um partido onde cabem todos, onde ninguém deve ser excluído à partida"

Sobre a ausência do secretário-geral do PS, António Costa, da iniciativa, a presidente da estrutura recordou que esta é uma ação "de um departamento federativo, não é do PS/Lisboa, não é do PS/FAUL", que tem "naturalmente escalas pequenas", sendo normalmente convidada a secretária-geral adjunta "porque é mulher" e "há sempre esse nexo de causalidade".

"Não há aqui uma ausência ou uma omissão que não tenha a ver com o percurso do próprio departamento. Não perceber isso é não perceber a história e a escala que o departamento tem", lamentou.

A eurodeputada socialista Ana Gomes criticou esta semana a presença de José Sócrates num evento institucional do PS e acusou a federação de Lisboa do partido de conivência com as "efabulações" do ex-primeiro-ministro.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates está hoje presente pela primeira vez num evento institucional do PS desde 2014.

A conferência de José Sócrates decorre logo após a sessão de abertura, em que estão também presentes Duarte Cordeiro (presidente da Concelhia de Lisboa) e Diogo Leão (deputado e presidente da JS da FAUL).
Susana Amador Departamento Federativo das Mulheres Socialistas convite José Sócrates evento PS política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)