Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

“TGV poderá trazer 15 mil novos habitantes”

José Ernesto de Oliveira, presidente da Câmara de Évora, fala ao CM sobre as vantagens da passagem do comboio de alta velocidade pela cidade.
1 de Junho de 2008 às 00:30
“TGV poderá trazer 15 mil novos habitantes”
“TGV poderá trazer 15 mil novos habitantes”

Correio da Manhã – Concurso Internacional do TGV é lançado amanhã em Évora. Quais os benefícios do projecto para o concelho?

José Ernesto de Oliveira – Vai reposicionar Évora numa rede internacional de transportes que trará de-senvolvimento económico com a deslocalização de pessoas e bens. A expectativa para a cidade é alta porque ficará numa localização privilegiada, a 34 minutos do centro de Lisboa, a 45 do futuro aeroporto e a duas horas de Madrid [capital espanhola].

– O comboio de alta velocidade é determinante para a explosão demográfica de Évora?

– O Plano Director Municipal (PDM) prevê a longo prazo o crescimento da cidade para 68 mil habitantes, o que significa mais dez a 15 mil pessoas. Com o TGV é possível que numa década traga os 15 mil novos habitantes. Seria a primeira cidade com TGV em que não acontecia o crescimento da população.

– O município já tem investimentos industriais e turísticos associados ao TGV?

– Brevemente serão apresentados novos projectos industriais ligados à alta tecnologia. Quanto ao turismo, Évora terá 15 projectos de dimensão. O concelho, com a sua história, património, gastronomia e natureza, será uma opção de qualidade para os que nos visitam e para aqueles que se quiserem estabelecer.

– Quantos postos de trabalho vão ser criados por esses projectos?

– Em relação aos turísticos está prevista a criação de dois mil postos de trabalho directos.

– Évora está preparada para o crescimento demográfico e industrial?

– Com o novo PDM ficou prevista a expansão da área habitacional, o alargamento do parque industrial e a criação de novas acessibilidades. Junto à estação do TGV estão reservados 300 hectares para criar uma infra-estrutura capaz de acolher industrias, empresas de serviços e logística.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)