Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Todos os militares “são obrigados a ser ministros das Finanças”

Aguiar Branco defendeu, durante as comemorações do Dia do Exército, que todos os membros das forças armadas devem travar a batalha das contas públicas.
27 de Outubro de 2013 às 18:57
O ministro da Defesa, José Aguiar branco, durante as Comemorações oficiais do Dia do Exército, em Lamego
O ministro da Defesa, José Aguiar branco, durante as Comemorações oficiais do Dia do Exército, em Lamego FOTO: NUNO ANDRE FERREIRA / LUSA

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, defendeu no domingo que todos os chefes militares, comandantes de unidades e soldados “são obrigados a ser ministros das Finanças”. As palavras do ministro foram ditas no discurso durante as comemorações oficiais do Dia do Exército, em Lamego.

"O ministro da Defesa Nacional é obrigado a ser, também, ministro das Finanças", frisou Aguiar Branco, ao discursar em vésperas da discussão do Orçamento do Estado. O governante considerou que este é "um imperativo patriótico", que se impõe a todos "quando isso é condição para se restaurar a soberania financeira e vencer a batalha do desequilíbrio das contas públicas".

"Nos últimos dois anos, tomámos inúmeras medidas de emergência. Os chamados ajustamentos imediatos. Se quisermos, em linguagem mais coloquial: cortes", sublinhou.

No final da cerimónia, em declarações aos jornalistas, Aguiar Branco realçou que "foi necessário fazer esses ajustamentos no passado para assegurar a condição da Reforma 2020 que agora vai ter a sua concretização e que permite um planeamento para os próximos anos, de forma sustentada, das Forças Armadas".

Para o governante, as Forças Armadas estão hoje a dar "o seu contributo com exemplo de tenacidade, sentido patriótico e de sentido de cidadania, para ultrapassar este momento crítico".

As comemorações oficiais do Dia do Exército realizaram-se na cidade de Lamego, sob o lema "Sentir no Exército a Pátria que sempre fomos", e contaram com a participação de 600 militares e meios mecanizados.

Aguiar Branco exército militares ministro da defesa Lamego comandantes defesa nacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)