Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Três secretários de Estado novos (e uma antiga) tomam posse

O Presidente da República, Cavaco Silva, deu posse nesta sexta-feira a três secretários de Estado que entram agora no Governo liderado por Pedro Passos Coelho, mas também o fez a Maria Luís Albuquerque, visto que a Secretaria de Estado do Tesouro e das Finanças foi dividida em duas.
26 de Outubro de 2012 às 12:52
João Grancho e Manuel Luís Rodrigues juntam-se ao Governo, tal como Jorge Barreto Xavier
João Grancho e Manuel Luís Rodrigues juntam-se ao Governo, tal como Jorge Barreto Xavier FOTO: João Relvas/Lusa

Numa cerimónia rápida, em que os quatro secretários de Estado saíram sem prestar declarações, tal como Pedro Passos Coelho, sobressaiu o abraço apertado do primeiro-ministro a Francisco José Viegas, que saiu da Secretaria de Estado da Cultura por motivos de saúde, sendo substituído por Jorge Barreto Xavier.

"Foi muito gratificante e agora vou descansar", disse Francisco José Viegas, à saída da cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém.

A outra governante que abandonou o Executivo foi Isabel Leite, secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, que foi substituída por João Grancho, fundador de Associação Nacional de Professores.

O terceiro recém-chegado ao Governo é Manuel Luís Rodrigues, actual vice-presidente do PSD, que assume a Secretaria de Estado das Finanças, enquanto Maria Luís Albuquerque fica agora com a Secretaria de Estado do Tesouro.

Ver comentários