Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Troika quer medidas para combater desemprego jovem

A troika considera urgente que o Governo tome mais medidas para melhorar o funcionamento do mercado de trabalho e para combater o "desemprego excepcionalmente elevado", em especial entre os jovens.

4 de Junho de 2012 às 12:22
"É urgente fazer mais para melhorar o funcionamento do mercado laboral", lê-se no comunicado
'É urgente fazer mais para melhorar o funcionamento do mercado laboral', lê-se no comunicado FOTO: Lusa

No comunicado onde dá conta da aprovação dada na quarta revisão ao programa português, a missão conjunta do Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu sublinha desde logo que o "crescimento do desemprego requer a tomada de políticas decisivas", reconhecendo que este crescimento da taxa faz parte do ajustamento, mas está a ser exacerbado pela rigidez do mercado laboral.

"Desemprego temporariamente mais elevado faz parte da transição para uma economia mais orientada para as exportações, mas o seu crescimento tem sido exacerbado pela rigidez de longa data do mercado laboral de Portugal", destaca a troika em comunicado.

Apesar de reconhecer que a aprovação recente de modificações ao Código do Trabalho pode atenuar a perda de mais empregos e que a agenda de transformação estrutural e a crescente capacidade do sector exportador possa ajudar a recuperar emprego no médio termo, a troika sublinha que o Governo tem de tomar mais medidas e algumas delas no curto prazo.

"É urgente fazer mais para melhorar o funcionamento do mercado laboral. Isto inclui reformas institucionais que dêem maior flexibilidade às empresas para ajustar os custos laborais à produtividade. O desemprego excepcionalmente elevado, particularmente entre os jovens, também exige medidas mais imediatas, incluindo políticas activas de emprego", lê-se no comunicado.

A troika elogia ainda o compromisso do Governo de considerar a hipótese de, no contexto do orçamento do próximo ano, vir a reduzir a Taxa Social Única para os empregadores, em segmentos específicos.

trioka comunicado desemprego jovem trabalho mercado laboral governo tsu
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)