Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Um milhão de euros de prejuízo

Um milhão de euros por mês é o valor estimado pelo vereador das Finanças em Lisboa, Cardoso da Silva, para o prejuízo que a autarquia vai enfrentar com a ausência do empréstimo de 360 milhões de euros para pagar dívidas a fornecedores, chumbado pelo Tribunal de Contas (TC). O anúncio surgiu no mesmo dia em que o PSD apelou ao presidente, António Costa, para aceitar corrigir o orçamento autárquico para 2009. Caso contrário, com a maioria dos sociais-democratas na Assembleia Municipal (AML), a proposta pode ser inviabilizada, ainda que ninguém admita, para já, esse cenário.
23 de Dezembro de 2008 às 00:30
António Costa e Cardoso da Silva alinham estratégia
António Costa e Cardoso da Silva alinham estratégia FOTO: João Miguel Rodrigues

Segundo apurou o CM, houve um contacto entre António Costa e o PSD, mas nada mais.

O presidente do PSD-Lisboa, Carlos Carreiras, acusou o presidente da Câmara de "irresponsabilidade" e pediu "discernimento" a António Costa para fazer um orçamento realista, sob pena de um "colapso financeiro" graças à trajectória da "esquerda radical" que governa Lisboa.

Já Saldanha Serra, líder do grupo parlamentar do PSD na AML, adiantou ao CM que, por agora, os deputados sociais-democratas estão concentrados em preparar "um trabalho de fundo" de análise ao Orçamento para 2009. Objectivo? "Iniciar o contraditório". E ressalva: "Não estamos a colocar o interesse partidário à frente da cidade." O responsável renova ainda críticas ao plano de saneamento financeiro chumbado pelo TC. "Nós avisámos de que era irrealista", disse.

Carreiras lançou o repto para um novo plano. O orçamento para 2009 é votado a 6 de Janeiro.

PORMENORES

CARMONA DE FORA

Carmona Rodrigues não vai concorrer às autárquicas de 2009. O vereador disse ao RCP que a decisão foi tomada antes da confirmação da candidatura de Santana Lopes.

CONTRIBUTOS

A decisão sobre uma coligação em Lisboa nas autárquicas não está em cima da mesa. O PSD está a recolher contributos, mas Carlos Carreiras explica que os timings estão longe de estarem esgotados, porque o PS ainda não apresentou qualquer candidato.

CDS-PP

O líder do CDS-PP define as coligações em Janeiro de 2009 e não é líquido que o PSD e seu candidato a Lisboa, Santana Lopes, concretizem um acordo pré-eleitoral.

MUSEU DOS COCHES

António Costa considerou ontem desnecessária a construção do novo Museu dos Coches, mas não inviabiliza o projecto do Governo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)