page view

UNITA REALÇA PAPEL DE PORTUGAL PARA A PAZ EM ANGOLA

O coordenador da Comissão de Gestão da UNITA realçou ontem a importância do apoio de Portugal ao processo de paz em Angola manifestando a esperança de que o país assuma as suas responsabilidades históricas.

20 de junho de 2002 às 01:07

Paulo Lukamba "Gato" falava a jornalistas no final de uma audiência de cerca de uma hora com o presidente da República português, Jorge Sampaio.

O responsável da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) afirmou que "é sempre bom que um país como Portugal possa desempenhar cabalmente o seu papel no sentido de aproximar permanentemente as partes e apoiar o projecto de paz e não uns contra outros".

Em relação à audiência, Lukamba "Gato" destacou os "conselhos úteis" de Jorge Sampaio à delegação da UNITA, composta ainda por Alcides Sakala, secretário para os Negócios Estrangeiros, e Carlos Morgado, representante em Portugal, no sentido de encorajar o partido a "ir mais longe e fazer com que a paz seja irreversível".

Segundo Lukamba "Gato", o chefe de Estado português "está bem informado da situação vigente em Angola" e "manifestou-se confiante na capacidade de uns e de outros, sobretudo pela forma como o processo foi iniciado e conduzido até ao momento, o que indica bem que os angolanos estão maduros e que são capazes de ir um pouco mais além".

O responsável da UNITA acrescentou que Jorge Sampaio aconselhou o partido a fazer "a prova de coragem, determinação e a fazer face às dificuldades que possam surgir num processo complicado como o que Angola atravessa neste momento".

"Estamos convencidos de que saímos deste encontro reconfortados do ponto de vista moral, político, prontos para podermos continuar a nossa caminhada e conscientes das dificuldades que temos pela frente", disse. Este "encontro positivo", segundo Lukamba "Gato", "ilustra bem que as autoridades portuguesas estão bem informadas mas também preocupadas para que haja sucesso absoluto numa nova era de concórdia e harmonia entre os angolanos para que surja uma fase efectiva de desenvolvimento e que todas as partes tenham vantagens". A delegação da UNITA chegou segunda-feira a Portugal para uma visita de quatro dias. Para hoje, Lukamba "Gato" tem previsto um encontro com o secretário--geral do PSD, José Luís Arnaut, e uma visita à sede da Cruz Vermelha Portuguesa, partindo em seguida para o Porto para participar numa conferência com empresários.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8