Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

VIAGEM AOS PAÍSES BÁLTICOS

O Presidente da República, Jorge Sampaio, inicia hoje uma visita de seis dias aos países bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia. A acompanhar o Presidente vão cerca de 70 empresários de sectores como os têxteis, o calçado, os vinhos ou o ambiente, numa perspectiva de estabelecer contactos nestes futuros mercados comunitários.
11 de Maio de 2003 às 00:00
Do ponto de vista político, a deslocação de Sampaio aos estados bálticos insere-se numa promessa feita pelo Presidente da República de visitar todos os países candidatos ao alargamento da União Europeia (UE). Segundo fonte de Belém, para os países bálticos, a deslocação reveste-se de "especial importância", visto tratar-se de uma das primeiras visitas de chefes de Estado da UE que recebem, desde que alcançaram a independência, há cerca de uma década.
Sampaio inicia a visita hoje, na Estónia, país onde o Chefe de Estado ficará até terça-feira e onde será recebido pelo primeiro-ministro, Juhan Paris, e pelo Presidente, Arnold Rüütel.
Durante esses dias, além da realização de um seminário económico e de uma bolsa de contactos entre os empresários de ambos os países (que se repetirão também na Letónia e Lituânia), serão assinados dois acordos entre Portugal e Estónia, um de carácter económico e outro cultural. Será também apresentado ao Presidente um projecto da Estónia em matéria de "e-government" (governo electrónico), que consiste na realização de conselhos de ministros com ligação "on-line" aos vários ministérios.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)