Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Viagens e faltas dos deputados abrem guerra entre PS e PSD

Negrão lembra que César foi visado no caso das viagens. Socialista não gostou.
Diana Ramos 7 de Dezembro de 2018 às 01:30
Carlos César, líder parlamentar do PS
Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD
Assembleia da República
Parlamento
Carlos César, líder parlamentar do PS
Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD
Assembleia da República
Parlamento
Carlos César, líder parlamentar do PS
Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD
Assembleia da República
Parlamento
O PS queria dar o exemplo atacando a bancada social-democrata por causa do falso registo de presenças na Assembleia da República ao avisar que afastará da bancada socialista deputados com comportamentos fraudulentos. O PSD não gostou da indireta e lembrou que também Carlos César, líder parlamentar socialista, tem questões por esclarecer no que toca a apoios no âmbito do subsídio de viagem.

O PS terá um documento interno que prevê a aplicação de sanções a deputados que não cumpram as regras. Após a reunião do grupo parlamentar, César afirmou que "se se colocasse no nosso caso [PS] alguma das situações de que tenho ouvido falar [PSD], essas pessoas não tinham o direito de permanecer no grupo parlamentar".

Logo depois, Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD, ripostou: "Se aplicarmos o princípio por ele enunciado, o deputado Carlos César, presidente do grupo parlamentar do PS, já não seria deputado." E recordou que "o próprio [César] tem problemas no que diz respeito ao esclarecimento das viagens para o Parlamento". "Enquanto não esclarecer não pode falar de mais caso nenhum." César não o deixou sem resposta, dizendo que a declaração de Negrão "é indelicada e grave".

PORMENORES
Bancada do PSD
Depois do caso de José Silvano, que teve a deputada Emília Cerqueira a usar o seu login no plenário, assinalando falsas presenças, também Mercês Borges registou indevidamente Feliciano Barreiras Duarte, ex–secretário-geral do PSD, Abandonou todos os cargos que tinha na bancada.

Acumulação de apoios
Carlos César e outros deputados do PS, PSD e BE eleitos pelos Açores e Madeira estão envolvidos numa polémica por beneficiarem nas deslocações de apoio pago pela Assembleia em acumulação com um reembolso por serem residentes nas ilhas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)