Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Viegas: Galardão segue-se ao reconhecimento internacional

O secretário de Estado da Cultura congratulou-se este domingo com a vitória do fado como Património Imaterial da Humanidade da UNESO, considerando que a candidatura aprovada "segue-se ao reconhecimento internacional que o fado já tinha".
27 de Novembro de 2011 às 17:17
Secretário de Estado da Cultura congratulou-se este domingo com a vitória do fado
Secretário de Estado da Cultura congratulou-se este domingo com a vitória do fado FOTO: Paulo Cordeiro/Lusa

Francisco José Viegas, que falava à agência Lusa no Museu do Fado onde hoje se deslocou logo após o anúncio da vitória da candidatura portuguesa, sublinhou que a importância desta notícia é tanto maior por ocorrer numa altura escassa em boas notícias.

"Este reconhecimento da UNESCO é a confirmação do talento, do génio propriamente de um elemento fundamental da cultura portuguesa", disse o governante.

Questionado sobre o que a secretaria vai fazer após a aprovação da candidatura, Francisco José Viegas lembrou que esta tinha sido preparada pela Câmara de Lisboa -- cujo presidente, António Costa, de quem é amigo pessoal, já felicitou hoje, aproveitando também para apresentar cumprimentos a toda a equipa "genial e talentosa" que trabalhou nesta candidatura.

"O que nós fazemos é colocarmo-nos à disposição desta Câmara de Lisboa e da comissão que acompanhou a candidatura para eventuais programas de divulgação do fado a nível internacional.

Questionado sobre a eventualidade da SEC vir a colaborar na eventual elaboração de roteiros turísticos do fado, o secretário de Estado disse que o que a secretaria fará a partir de agora consistirá em acompanhar o esforço que foi feito pela Câmara de Lisboa.

"Aquilo que nós faremos a partir de agora é acompanhar também esse esforço que foi feito pela câmara de Lisboa porque notícias destas não surgem todos os dias e sobretudo neste momento em que estamos a precisar de boas notícias esta é particularmente importante", frisou.

O Museu do Fado mantém as suas portas abertas até às 18h00 de hoje.

Desde a manhã de sábado já passaram pelo Museu do Fado mais de 5000 pessoas.

francisco josé viegas cultura fado unesco património
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)