Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Visita de Merkel pode "descambar em violência"

O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) considera "bastante provável" que a contestação social aumente durante a visita da chanceler alemã Angela Merkel a Portugal e receia que alguns protestos possam vir a "descambar em violência".
30 de Outubro de 2012 às 09:01
Angela Merkel visita Portugal no próximo dia 12 de Novembro
Angela Merkel visita Portugal no próximo dia 12 de Novembro FOTO: Tim Brakemeier/ EPA

A visita da chefe do governo alemão a Portugal, prevista para 12 de Novembro, é uma visita de alto risco e já está a ser preparada ao mais alto nível pelas forças e serviços de segurança portuguesas.

 

Segundo o porta-voz do OSCOT, Felipe Pathé Duarte, afirmou à Lusa, é provável que o nível de contestação social nas ruas "suba para outro patamar" devido à "forte carga simbólica" que a visita de Angela Merkel terá.

 

"É bastante provável que o nível de contestação social aumente e que esta ascenda a um patamar mais violento, já que se vai tentar chamar a atenção da própria Angela Merkel para a situação portuguesa. E isso pode descambar em violência", afirmou.

 

Esta visita, lembrou, decorre num altura em que Portugal atravessa momentos de "forte contestação social e política" - e relatórios, quer do Serviço de Informações de Segurança (SIS), quer do Sistema de Segurança Interna, apontam para a possibilidade de haver violência associada às manifestações sociais.

 

"Atravessamos um momento difícil em que estão todas as condições reunidas para que isso possa acontecer", garante Pathé Duarte, ressalvando, contudo, que Portugal "não tem uma tradição de contestação social violenta" como existe na Grécia, Espanha ou Itália.

 

Um eventual aumento da violência associada aos protestos, a registar-se em Portugal, acontecerá "sempre de forma pontual e espontânea", refere este especialista, que, contudo, duvida que possam surgir actos violentos organizados "contra o Governo ou a própria Angela Merkel".

Merkel Portugal Visita violência austeridade crise OSCOT
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)