Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Vistos Gold: Há interesse em investir segundo novas regras

Investigação ou produção artística.
8 de Novembro de 2015 às 15:22
O SEF disse que existem "algumas manifestações" em investir segundo as novas regras dos vistos 'gold'
O SEF disse que existem 'algumas manifestações' em investir segundo as novas regras dos vistos 'gold' FOTO: CMTV

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) disse à Lusa que existem "algumas manifestações" em investir segundo as novas regras dos vistos 'gold', em áreas como investigação ou produção artística, mas até ao momento não há nada em concreto.


Desde 3 de setembro que estão em vigor as novas regras de atribuição de Autorizações de Residência para a atividade de Investimento (ARI), também conhecidas como vistos 'gold', que alargam o âmbito a áreas como a reabilitação urbana ou ciência, entre outras.


Questionada pela Lusa sobre se tem havido manifestações de interesse de investimento segundo as novas regras, fonte oficial do SEF afirma que sim, mas ainda não há processos em andamento,


"Manifestações de interesse"
"O SEF informa que existem já algumas manifestações de interesse em investimento pelos novos requisitos, designadamente nas áreas da atividade de investigação, da produção artística e do património e ainda no âmbito da realização de obras de reabilitação, não estando, neste momento, tramitado qualquer processo", disse fonte oficial.


"Refira-se que se trata de uma matéria recentemente regulamentada, tendo o diploma - no qual estão plasmados os meios de prova a apresentar - sido publicado no dia 2 setembro (decreto regulamentar n.º 15-A/2015)", concluiu a mesma fonte.


Até ao início de setembro, a atribuição dos vistos 'gold' era feita mediante a transferência de capitais no montante igual ou superior a um milhão de euros, criação de, pelo menos, dez postos de trabalho e aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros.

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras SEF Vistos Gold
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)