Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Vítor Gaspar já saiu do Conselho de Estado

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, saiu da reunião do Conselho de Estado pelas 18h30, cerca de uma hora e quinze minutos após o início da reunião do órgão consultivo do Presidente da República.
21 de Setembro de 2012 às 18:55
Vítor Gaspar, ministro das Finanças
Vítor Gaspar, ministro das Finanças FOTO: António Cotrim/ Lusa

Vítor Gaspar participou no Conselho de Estado como convidado.

À chegada de cada um dos carros dos 19 conselheiros ao Palácio de Belém ouviram-se vaias e apitos dos manifestantes concentrados em frente à residência oficial do Presidente da República.

O ministro das Finanças foi o único a chegar sem passar pela Sala das Bicas do Palácio de Belém, por onde entraram todos os conselheiros, tendo o primeiro sido o provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, e o último o secretário-geral do PS, António José Seguro.

Vítor Gaspar chegou mais cedo para preparar um dispositivo tecnológico para fazer uma apresentação perante o Conselho de Estado, de acordo com o que foi transmitido aos jornalistas por fonte oficial do Palácio de Belém.

Esta será a nona reunião do Conselho de Estado - a segunda da actual legislatura - desde que Cavaco Silva é Presidente da República, numa altura em que aumenta a contestação às novas medidas de austeridade.

A última reunião do Conselho de Estado, o órgão político de consulta do Presidente, realizou-se a 25 de Outubro de 2011 e teve por tema ‘Portugal no contexto da crise da Zona Euro’.

Integram o Conselho de Estado 19 membros: cinco eleitos pela Assembleia da República, cinco designados pelo Chefe de Estado e nove por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam.

Os conselheiros de Estado eleitos pelo Parlamento são António José Seguro, Manuel Alegre, Francisco Pinto Balsemão, Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes.

Os conselheiros de Estado designados pelo Presidente da República são João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Vítor Bento e António Bagão Félix.

O Conselho de Estado é ainda constituído por membros que o são por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam: a presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira e os ex-Presidentes da República, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

vítor gaspar conselho de estado ministro finanças presidente cavaco silva
Ver comentários