Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Votação: Petição para votar em qualquer local

O Instituto Sá Carneiro, com ligações ao PSD, lança esta sexta-feira uma petição na Internet, para exigir o "direito de escolha" dos eleitores do local de voto.

21 de Janeiro de 2011 às 13:51

Sob o título ‘Voto onde eu quero’, a petição vai recolher assinaturas durante três meses para depois ser entregue na Assembleia da República.

Ao grupo parlamentar do PSD caberá apresentar um projecto de alteração, na sequência desta tomada de posição que tem por base o "direito de escolha onde se vota" e não uma "imposição do Estado".  

Mauro Xavier, administrador da instituição, defendeu que os eleitores devem escolher o local para depositar o seu voto "onde nasceram ou onde lhes dá mais jeito". "E não na morada fiscal que consta do cartão de cidadão", um documento que passou a fazer o recenseamento automático, lembrou.

O responsável garantiu que a livre escolha de local de voto "não obriga à alteração do sistema", uma vez que bastaria uma informação oficial do eleitor sobre a sua escolha.  

"Seria uma forma de combater a abstenção", considerou Mauro Xavier, exemplificando com a sua própria experiência: "Eu votava onde nasci e aproveitava para almoçar com os meus pais, era uma tradição que tinha. Agora tenho de votar na morada da minha casa de semana quando o fazia a 300 quilómetros de distância".

Votar Petição PSD
Ver comentários