Portimão: 142 milhões para dívidas
Empréstimo servirá para pagar aos credores da autarquia.
Pergunta CM
Concorda com apoio do governo a autarquias em dificuldades?
A Câmara de Portimão aprovou esta quarta-feira à tarde, com quatro votos a favor (PS e um vereador eleito na lista do PSD) e três contra (Servir Portimão, Bloco de Esquerda e CDU), efetuar um pedido de empréstimo de 141,6 milhões de euros para pagamento de dívidas em atraso, no âmbito do Fundo de Apoio Municipal (FAM), que foi criado pelo governo para ajudar autarquias em dificuldades.
O empréstimo servirá para saldar as dívidas da câmara, que atingem o valor de 110,6 milhões, e da polémica empresa municipal Portimão Urbis (que foi entretanto extinta), no montante global de 31 milhões.
A presidente da câmara, Isilda Gomes, salienta que, desde que tomou posse, já "reduziu significativamente a dívida em atraso". A autarquia pagou aos credores "14,1 milhões no ano passado", enquanto este ano, até agora, saldou "13,3 milhões".
O plano de ajustamento financeiro prevê que, ao longo do prazo de vigência do empréstimo, a autarquia tenha disponível, por ano e em média, cerca de "três milhões de euros para investimento", segundo revelou Isilda Gomes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt