Despiste mata motard

O aparatoso despiste de uma mota de alta cilindrada, onde seguiam dois motociclistas, vitimou um jovem de 25 anos que bateu nos rails separadores da auto-estrada. O acidente ocorreu ontem às 12h20, na A28, no sentido Viana do Castelo - Porto, e ao que o CM apurou a vítima mortal era o passageiro.

10 de março de 2007 às 00:00
Despiste mata motard Foto: António Rilo
Partilhar

O condutor ficou com ferimentos graves e foi transportado pela Cruz Vermelha para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde está sobre observação.

Gualter Manuel Santos, residente na Maia, foi projectado da mota e deslizou pela estrada até embater com a cabeça num dos pilares do separador central. Ficou decapitado. O corpo só parou no pilar seguinte.

Pub

Ainda não se conhecem as causas do acidente, mas a violência do choque foi brutal. A Honda CBR 1000 RR em que os dois motards seguiam deslizou cerca de 200 metros depois do primeiro choque no rail central. Ao que tudo indica, nessa altura, os motociclistas já vinham em queda porque nesse local ficou a roda da frente .

O CM apurou que o condutor da mota, quando as autoridades chegaram ao local, ainda estava consciente e terá dito aterrorizado: “Matei o meu amigo”.

A curva em que o acidente ocorreu é sobejamente conhecida dos Bombeiros de Vila do Conde. “Os motards desta zona conhecem muito bem o local porque já aqui morreram alguns. Isto aqui é bastante perigoso e 90 por cento dos acidentes de mota acabam em tragédia”, disse um bombeiro.

Pub

A28

A auto-estrada 28, Viana do Castelo - Porto, é regularmente patrulhada pela BT devido ao elevado número de condutores em excesso de velocidade.

PROTECÇÃO

Pub

Uma das reivindicações antigas dos motociclistas é a falta de uma protecção na base inferior dos pilares dos separadores centrais das auto-estradas e itinerários principais.

NÚMEROS

Os acidentes com motociclos e ciclomotores estiveram na origem de 258 vítimas mortais em 2005, menos sete dos que os registados em 2004.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar