Cinco peregrinos morrem atropelados
Ficaram ainda feridos mais quatro peregrinos.
Cinco peregrinos, com idades entre o 17 e os 50 anos, morreram esta madrugada, num acidente em Cernache, em Coimbra. Um dos peregrinos morreu já a caminho do hospital de Coimbra. Do acidente resultaram ainda quatro feridos graves.
Setenta peregrinos de Mortágua, entre eles 14 escuteiros, iam para Fátima quando, cerca das 4 da manhã, foram atropelados por um carro. O condutor sofreu ferimentos ligeiros. O veículo seguia no mesmo sentido, na faixa contrária, mas despistou-se e abalroou o grupo na berma.
As vítimas mortais são três homens e duas mulheres. No local estão os Bombeiros Sapadores de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, o INEM e a GNR. O trânsito no IC2 esteve cortado nos dois sentidos para retirada dos corpos.
Feridos internados em Coimbra
Os cinco feridos foram internados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e quatro deles estavam às 11h00 em estado considerado estável, informou fonte hospitalar.
De acordo com a mesma fonte, deram entrada no hospital seis feridos, um dos quais um jovem de 17 anos que acabou por falecer, elevando para cinco o número de vítimas mortais entre o grupo de cerca de 80 peregrinos que se dirigiam para Fátima, com origem em Mortágua, pelo IC2, em Cernache (Coimbra), após o despiste de um automóvel.
Cerca das 11h00 permaneciam quatro doentes nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e um no Hospital Pediátrico (HP), acrescentou. Este último é um jovem de 16 anos, que "está clinicamente estável e vai permanecer em observação nas próximas horas", revelou.
Entre os doentes referidos pelo hospital encontra-se "uma mulher de 23 anos com fraturas dos membros inferiores e de um membro superior está neste momento [10:52] a ser operada no bloco operatório", acrescentou.
O hospital destaca ainda que um homem de 71 anos e um de 64 anos "são politraumatizados e estão clinicamente estáveis".
Posteriormente o Hospital acrescentou que "um outro homem de 24 anos está clinicamente estável e prevê-se que tenha alta ainda ao longo do dia de hoje".
Mortágua decreta três dias de luto
A autarquia de Mortágua, distrito de Viseu, decretou três dias de luto municipal, na sequência do acidente rodoviário envolvendo peregrinos daquele município e que provocou cinco mortos, disse à Lusa o presidente da Câmara.
"Isto é o momento mais negro que um autarca com mais de 20 anos [de funções] pode ter na vida. É uma tragédia que se abateu sobre um grupo de amigos, todos se conhecem", afirmou o autarca, aludindo ao acidente que envolveu cerca de 80 peregrinos que se dirigiam a Fátima no IC2, em Cernache (Coimbra).
Condutor vai a tribunal na segunda-feira
O condutor do automóvel vai ser ouvido em tribunal segunda-feira, disse hoje à Lusa fonte da GNR. De acordo com o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR de Coimbra, capitão Sandro Oliveira, o homem, com cerca de 25 anos, de nacionalidade portuguesa e residente perto da zona onde se deu o acidente "foi constituído arguido, prestou termo de identidade e residência e foi notificado para comparecer em tribunal" para ser ouvido por um juiz e determinação de eventuais medidas de coação.
Condutor do veículo "já teve alta"
O condutor do veículo que matou 5 peregrinos, um homem de 24 anos, internado na sequência do acidente , "já teve alta", revelou a assessora de imprensa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
De acordo com Salomé Marques, "permanecem internados quatro peregrinos, três nos Hospitais da Universidade de Coimbra e um no Hospital Pediátrico", tendo-se o seu estado de saúde mantido "inalterado" ao longo da tarde deste sábado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt