‘Bebé da mala’ tem nova família
Pais da menina de dois anos arriscam cadeia.
Os dois anos que Serena viveu fechada na mala do carro da mãe, na garagem da casa onde viviam, em Corréze, França, deixaram marcas profundas. Apesar de ter quase quatro anos, o seu desenvolvimento é de uma bebé de apenas cinco meses. Serena, que passou os últimos 18 meses no hospital, foi entregue recentemente a uma família de acolhimento. A investigação ainda não está concluída, mas os pais, naturais de Fontarcada, Póvoa de Lanhoso, arriscam uma pena de dez anos de cadeia.
Em outubro de 2013, a menina foi encontrada na bagageira, prostrada, suja, desnutrida e minúscula, por um mecânico da garagem onde a mãe, Rose Maria Cruz, deixou o carro para uma revisão. O dono da garagem chamou a polícia, e o casal português, que tem mais três filhos menores, foi detido.
A criança foi levada para um hospital, onde passou o último ano e meio. Serena recuperou fisicamente, mas ainda assim, segundo um relatório médico recente, a sua linguagem corresponde à de um bebé de cinco meses e sofre de um "atraso global de desenvolvimento".
Numa altura em que a investigação está prestes a terminar, uma associação de defesa das crianças pede que o caso seja julgado num tribunal criminal. A pena pode chegar aos dez anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt