Jovem esmaga pombo e publica vídeo
Imagens geram polémica nas redes sociais.
Gonçalo Carter, um jovem conhecido nas redes sociais, publicou este domingo no Facebook, um vídeo onde pisa e dá pontapés a um pombo.
O jovem acompanhou a publicação do vídeo com a frase: "Tentei reanimar o pombo mas rebentou ... no final fiz-lhe um funeral ao pé de casa" e foi imediatamente criticado por várias pessoas.
O Correio da Manhã confrontou Gonçalo Carter sobre o vídeo onde maltrata um animal e obteve a seguinte resposta (o texto reproduzido não foi editado, encontrando-se tal qual o jovem escreveu, inclusive com os erros ortográficos):
"Ontem a chegar da noite ao.meu bairro vi o pombo morto.. mas como sou sensivel aos animais.. pisei o e dei lhe um pontape o que confirmei que ele estava morto e bem rijo.. peguei a gravação acabou e i o pombo no jardim ! O pombo é um animal cheio de bacterias e doencas que toda a gente trata mal e é algo infldiferente nao entendo a indignação até pq tirei o pombo do meio da rua.. muita gente faz pior e agr falam muito de boca cheia.. ate porque meti o vídeo pq sabia que iam falar e talvez finalmente isto faça com que abram os olhos relativamente aos pombos e outros animais !!!!!!!"
Sinal de psicopatia
Mafalda Campos, presidente do Movimento Movido a 4 patas - que promove o respeito pelos direitos dos animais - disse ao CM que "este será um dos casos a registar para dar como exemplo para a necessidade urgente de se rever a lei que pune contra os maus-tratos a animais".
A mesma responsável, citando um manual de psicologia norte-americano, fez questão de sublinhar que a atitude de Gonçalo Carter pode ser "um sinal de psicopatia", visto que, "a maioria dos psicopatas começa por mostrar crueldade contra animais".
Conta de Facebook despublicada
Entretanto, a conta de Facebook onde Gonçalo Carter publicou o vídeo deixou de estar ativa por momentos. A despublicação de uma página nesta rede social é uma manobra utilizada, não raramente, por pessoas que temem as consequências dos outros utlizadores face a alguma coisa condenável que fizeram.
A ideia é a conta voltar a aparecer publicada dentro de alguns dias, como se nada se tivesse passado. Neste caso concreto, o jovem responsável pelo ato de crueldade com o pombo não esperou tanto e já voltou a publicar a conta, desta feita sem o vídeo.
Gonçalo Carter tem duas contas de Facebook, uma com este nome, outra onde usa Gonçalo Correia Costa, foi por esta última que o CM o contactou.
Veja o vídeo com o ato de crueldade (pode chocar utilizadores mais sensíveis)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt