Três portugueses morrem em acidente na Bélgica
Cinco outras pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade.
Três cidadãos portugueses morreram na noite de quarta-feira num grave acidente na Bélgica. Cinco pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade.
O acidente aconteceu na autoestrada E42 entre Liège e Namur junto à saída para Villers-le-Bouillet cerca das 18h00 locais (17h00 em Lisboa).
Por razões ainda desconhecidas, o condutor da carrinha de caixa aberta - que teria matrícula portuguesa e transportava seis pessoas - perdeu o controlo da viatura e colidiu com uma viatura ligeira antes de embater num camião de transporte de mercadorias.
Fonte dos bombeiros belgas contou ao CM que os meios de socorro que acorreram ao local se depararam com os seis ocupantes da carrinha portuguesa encarcerados dentro da viatura. Duas das vítimas estavam já sem sinais vitais e uma terceira faleceu pouco depois de ser retirada.
O gabinete do secretário de Estado das Comunidades referiu entretanto que está a acompanhar a situação das vítimas.
Segundo fonte disse à agência Lusa, José Luís Carneiro está a acompanhar a situação através da embaixada e dos consulados na Bélgica e "envia as condolências às famílias das vítimas".
Os mortos são três homens de 50, 40 e 44 anos, oriundos de Gondomar, Marco de Canavezes e Rio Tinto.
Os feridos, dois dos quais com gravidade, são oriundos de Fafe, Amarante e Felgueiras, de acordo com a mesma fonte.
Questionado sobre se as famílias das vítimas pediram apoio para a trasladação dos corpos para Portugal, a fonte referiu que todos têm seguros e que haverá apoio consular.
Das três vítimas gravemente feridas, duas são portuguesas. Foram encaminhadas para o hospital Citadelle, em Liège e outra para uma outra unidade de saúde na região. No acidente estiveram envolvidos um cidadão inglês e outro espanhol.
O CM apurou que os seis portugueses eram trabalhadores da construção civil. Estavam ao serviço de uma empresa do norte de Portugal e seguiam para uma obra na região de Liège.
O gelo que estaria na via será a causa do acidente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt