350 polícias transferidos entre comandos
Número de vagas depende da taxa de criminalidade.
A Direção Nacional da PSP abriu 350 vagas nos vários comandos do País que vão começar a ser preenchidas, já durante este mês, por polícias que constam das listas de transferências. O número de vagas por comando depende, sobretudo, da taxa de criminalidade.
"Esta será uma espécie de mobilidade interna dos efetivos da PSP com dez, quinze ou vinte anos de serviço", explicou José Chaves, vice-presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia. Ainda assim, estas transferências só vão acontecer porque cerca de 300 novos polícias vão em breve sair da Escola Prática de Polícia. O dirigente rejeita que em causa esteja "um reforço de efetivos", uma vez que há centenas de polícias que vão sair para a pré-aposentação. "Faltam polícias e são precisos profissionais mais novos para garantir a segurança das populações", concluiu José Chaves.
Mais vagas em Lisboa
Lisboa é o comando com mais vagas, sobretudo porque os agentes que realizaram um ano de probatório nos comandos do Interior regressam agora à capital do País. Seguem-se os comandos do Porto e dos Açores.
Secretários de arma
Nas listas de transferências encontram-se milhares de polícias que pertencem à parte operacional e ao serviço administrativo e, por isso, um polícia que passou os últimos 10 anos na secretaria pode regressar às ruas no ‘novo’ comando que agora o acolhe.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt