Idosa cega agredida em onda de assaltos

Cinco ataques em três horas. Um casal, de 80 e 81 anos, foi sequestrado dentro de casa, em Anadia.

12 de setembro de 2017 às 01:30
Maria de Fátima Rocha foi amarrada à própria cama pelos ladrões Foto: CMTV
Mário Pais, filho de casal de idosos alvo de violência Foto: CMTV
Maria Leitão (à esq.) foi atacada dentro do quarto Foto: CMTV
Restaurante Magnólia, em Vagos, foi um dos alvos do grupo de assaltantes Foto: CMTV
PSP Foto: Direitos Reservados
PSP Foto: Filipe Farinha
psp Foto: João Santos
agentes, PSP, costas Foto: Vítor Mota
agentes, psp, costas Foto: Manuel Encarnação

1/9

Partilhar

Cinco assaltos em apenas três horas. Dois deles com extrema violência sobre idosos, incluindo uma mulher cega. Foi uma madrugada de terror a que se viveu ontem nos concelhos de Ílhavo, da Anadia e de Águeda. Ao que tudo indica, os crimes terão sido protagonizados pelos mesmos quatro encapuzados que lançaram o pânico no sul do distrito de Aveiro.

Pub

Tudo começou cerca das 02h00, com um furto na pastelaria Flor de Ílhavo. Arrombaram a porta do estabelecimento e levaram cerca de dois mil euros, assim como um livro de cheques e um portátil. Logo a seguir, passaram na papelaria Papel e Caneta, ainda em Ílhavo, e ali roubaram tabaco.

Já por volta das 03h00, a atuação foi muito mais violenta. Sem armas, pelo menos à vista, entraram numa habitação do lugar da Freixa, em Vilarinho do Bairro, Anadia, e agrediram um casal de idosos, Álvaro Pais, de 81 anos e acamado, e Maria Leitão, de 80 e cega há 54. Os quatro ladrões levaram 10 mil euros em dinheiro e ouro, mas também roubaram carne e bolos.

"Arrombaram a porta e foram ter com os meus pais ao quarto. Agrediram o meu pai na cabeça e apertaram-lhe o pescoço para lhes roubarem tudo o que tinham em casa", descreveu Mário Pais, filho das vítimas. "Que mundo de terror é este em que os ladrões batem nas pessoas para roubar comida? À minha mãe, que é cega, arrancaram-lhe o cordão de ouro do pescoço", acrescentou o familiar.

Pub

O gang seguiu depois para Salgueiro, Vagos. Após falharem um assalto a um restaurante, decidiram entrar na habitação de Maria de Fátima Rocha, de 70 anos. "Amarraram-me à cama com ligaduras que eles próprios já traziam e reviraram tudo. Fizeram o que quiseram", contou a vítima. Roubaram cerca de 250 euros e, novamente, comida da casa da mulher, reformada e que reside sozinha - o filho vive ao lado. A PJ investiga. 

PORMENORES 

Duas viaturas usadas

Pub

As autoridades tentam confirmar se foi só um grupo a atuar. Nos crimes, foram usadas duas viaturas - uma pick-up, abandonada na Palhaça, Oliveira do Bairro, e uma Ford Transit.

Uma vítima hospitalizada

Álvaro Pais, agredido dentro da sua casa em Vilarinho do Bairro, Anadia, foi assistido e transportado ao hospital de Coimbra.

Pub

Fugiram de restaurante

Em Salgueiro, Vagos, os ladrões escaparam do restaurante Magnólia sem levar nada. Terão fugido ao perceber a passagem de populares no local.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar