Jovem belga afogado em piscina no Algarve
Foi reanimado e transportado em estado crítico para o Hospital de Faro.
Uma hora e 20 minutos foi o tempo que duraram as manobras de reanimação para tentar salvar um jovem de 17 anos, que foi encontrado inconsciente na piscina de uma casa particular, ontem de madrugada, em Albufeira.
O alerta foi dado às 05h13 e inicialmente dava conta de uma doença súbita sofrida por um idoso de 70 anos. Quando os bombeiros chegaram ao local, encontraram "um jovem de 17 anos, que tinha estado a nadar durante a noite, inconsciente", explicou ao CM Milton Rodrigues, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.
A vítima, de nacionalidade belga, tinha sido retirada da água pelos amigos, que "iniciaram de imediato manobras de suporte básico de vida" até à chegada dos meios de socorro.
Foi em simultâneo ativada a viatura médica do INEM e as equipas de emergência conseguiram "reverter a paragem cardiorrespiratória", depois de uma hora e 20 minutos de manobras de reanimação continuas.
A vítima de 17 anos foi reanimada e de imediato transportada de ambulância, em estado muito grave, para o hospital de Faro. Contactada pelo CM, fonte da unidade hospitalar recusou revelar o estado clínico da vítima, alegando que está "reservado à família".
PORMENORES
Suporte básico de vida
Quando ocorre uma paragem cardiorrespiratória o coração pára. Iniciar compressões torácicas e ventilações (suporte básico de vida) duplica as hipóteses da vítima sobreviver.
Desfibrilhação
O único tratamento eficaz para reverter a fibrilhação ventricular é a administração de um choque elétrico, conhecido por desfibrilhação.
Vítima em posição lateral
Após a realização de uma reanimação com sucesso, a vítima deve ser colocada em posição lateral de segurança.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt