Jovem belga afogado em piscina no Algarve

Foi reanimado e transportado em estado crítico para o Hospital de Faro.

12 de setembro de 2017 às 08:27
Moradia onde ocorreu acidente Foto: Pedro Noel da Luz
Algumas das vítimas de agressão foram levadas ao hospital de Faro Foto: Direitos Reservados
CHA, Faro, Algarve, Portimão, Centro Hospitalar do Algarve, INEM, Serviço de Ortopedia, saúde, hospitais Foto: Pedro Noel da Luz
Hospital de Faro Foto: Pedro Noel da Luz

1/4

Partilhar

Uma hora e 20 minutos foi o tempo que duraram as manobras de reanimação para tentar salvar um jovem de 17 anos, que foi encontrado inconsciente na piscina de uma casa particular, ontem de madrugada, em Albufeira.

Pub

O alerta foi dado às 05h13 e inicialmente dava conta de uma doença súbita sofrida por um idoso de 70 anos. Quando os bombeiros chegaram ao local, encontraram "um jovem de 17 anos, que tinha estado a nadar durante a noite, inconsciente", explicou ao CM Milton Rodrigues, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

A vítima, de nacionalidade belga, tinha sido retirada da água pelos amigos, que "iniciaram de imediato manobras de suporte básico de vida" até à chegada dos meios de socorro.

Foi em simultâneo ativada a viatura médica do INEM e as equipas de emergência conseguiram "reverter a paragem cardiorrespiratória", depois de uma hora e 20 minutos de manobras de reanimação continuas.

Pub

A vítima de 17 anos foi reanimada e de imediato transportada de ambulância, em estado muito grave, para o hospital de Faro. Contactada pelo CM, fonte da unidade hospitalar recusou revelar o estado clínico da vítima, alegando que está "reservado à família".

PORMENORES

Suporte básico de vida

Pub

Quando ocorre uma paragem cardiorrespiratória o coração pára. Iniciar compressões torácicas e ventilações (suporte básico de vida) duplica as hipóteses da vítima sobreviver.

Desfibrilhação

O único tratamento eficaz para reverter a fibrilhação ventricular é a administração de um choque elétrico, conhecido por desfibrilhação.

Pub

Vítima em posição lateral

Após a realização de uma reanimação com sucesso, a vítima deve ser colocada em posição lateral de segurança.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar