Maior presépio regional tem mais de 5 mil figuras
Foram gastas toneladas de areia e cortiça para uma área de 220 metros quadrados.
Mais de cinco mil figuras compõem o presépio gigante de Vila Real de Santo António - que se assume como o maior no Algarve e um dos maiores do País. É um número recorde este ano, para uma construção que conta ainda com toneladas de areia e cortiça, entre outros materiais. Vai estar aberto todos os dias até ao início de janeiro e parte do dinheiro angariado com as entradas reverte a favor de uma instituição de solidariedade social.
O presépio está patente no Centro Cultural António Aleixo, até 7 de janeiro e já faz parte das tradições de Natal de Vila Real de Santo António, há 15 anos. A construção gigante estende-se por uma área de 220 metros quadrados e foi feita com mais de 20 toneladas areia, quatro toneladas de pó de pedra, mais de 2500 quilos de cortiça e 160 metros de musgo.
"Trabalhámos neste projeto durante 40 dias e tivemos muita atenção aos pormenores. É um trabalho feito com muita paixão", explicou Augusto Rosa que, juntamente com a mulher, Teresa Marques - ambos funcionários da autarquia -, foi um dos principais responsáveis por detrás desta construção.
A atenção ao detalhe é precisamente uma das características que diferencia este de outros presépios, especialmente na história do nascimento de Jesus Cristo, com as figuras de Maria e José a serem colocadas em locais diferentes diariamente até chegarem a Belém no dia 24. "Nunca vi um presépio deste tamanho nem com tantos pormenores", referiu Maria Clara, de 65 anos, uma das visitantes.
As entradas custam 50 cêntimos e parte do valor reverte para o Centro de Acolhimento Temporário Gente Pequena.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt