“Estiveram em agonia”, garante responsável pelo relatório de Pedrógão

Xavier Viegas diz que algumas vítimas poderiam ter sobrevivido se fossem assistidas.

08 de dezembro de 2017 às 09:39
Incêndio de Pedrógão Grande Foto: Getty Images
Xavier Viegas diz que o País não está preparado para este tipo de ocorrências Foto: Direitos Reservados
Fogo em Pedrógão Grande Foto: CMTV
Incêndio de Pedrógão Grande Foto: Vítor Mota

1/4

Partilhar

"Algumas das vítimas mortais do incêndio de Pedrógão Grande poderiam ter s

obrevivido se não tivesse havido falhas ou atraso no socorro, disse ontem Xavier Viegas, coordenador da equipa da Universidade de Coimbra que elaborou o relatório sobre a tragédia: "Houve pessoas que estiveram em sofrimento durante horas, que não foram devidamente atendidas e tratadas e receamos mesmo que algumas tenham perdido a vida pelas horas que estiveram em agonia" sem serem socorridas.

Pub

Durante um seminário sobre a tragédia, em Coimbra, Xavier Viegas lembrou por exemplo o caso de Alzira Costa, que "esteve em agonia durante várias horas" após ter sido atropelada ao fugir do fogo. Para o responsável, esta é "claramente uma vítima do incêndio", apesar de não estar incluída na lista oficial em que constam 64 mortes.

Pub

Parecer tira responsabilidade à EDP e à Ascendi 

Nádia Piazza, líder da Associação de Apoio às Vítimas de Pedrógão Grande, considerou que "não é legítimo que uma entidade não tenha feito uma gestão dos combustíveis por conta da ausência de um plano municipal". A reação surgiu após a notícia sobre um parecer jurídico que desresponsabiliza a Ascendi e a EDP, alegadamente por os Planos Municipais de Defesa da Floresta estarem caducados. Para Nádia, "pareceres há muitos" e caberá aos tribunais analisarem e decidirem.

Natal e Fim de Ano

O Presidente da República vai passar o Natal em Pedrógão Grande e nos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, e o Fim de Ano em Oliveira do Hospital e Vizela.

Pub

Responsabilidades

Marcelo Rebelo de Sousa considera "prematuro falar de responsabilidades" no fogo quando ainda decorre a investigação do Ministério Público.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar