Usa pai para lavar dinheiro da droga

Arguido tinha um carro e mota em seu nome, a pedido do filho.

07 de fevereiro de 2018 às 08:50
dinheiro, droga, pai, filho, Francos, Porto Foto: Nuno Fernandes Veiga
Tribunal de São João Novo Foto: Ricardo Jr

1/2

Partilhar

Manuel Jorge Cardoso, pai de Pedro Cardoso, um traficante da zona de Francos, no Porto, conhecido pela alcunha de ‘Bicho’ - e que atualmente está preso em Paços de Ferreira, a cumprir 12 anos de pena efetiva -, começou a ser julgado esta terça-feira no Tribunal de S. João Novo por branqueamento de capitais. Em causa está o facto de o filho ter colocado um automóvel BMW e uma mota Yamaha, que comprara com o dinheiro da droga, em nome do pai.

Pub

Em audiência, o arguido, que está reformado, disse que o filho lhe pediu para assinar uns papéis, sem se preocupar com o destino dos mesmos. Manuel Cardoso assumiu perante o coletivo de juízas que não sabia que o filho traficava estupefacientes e que achava que apenas se dedicava ao comércio de automóveis. O arguido revelou também que apenas soube que Pedro era traficante quando este foi condenado a 13 anos de prisão, em fevereiro de 2015 - pena que foi depois reduzida, após recurso, para 12 anos de cadeia.

Na sessão de terça-feira foram ainda realizadas as alegações finais, sendo que o procurador do Ministério Público pediu a condenação de Manuel Cardoso, mas com pena suspensa. Já a sua advogada, Marisa Oliveira, pediu a absolvição. O arguido está a ser seguido no Hospital de Magalhães Lemos, no Porto, devido a problemas de esquizofrenia.

Pedro ‘Bicho’ ficou conhecido por levar uma vida de luxo e por possuir bens no valor de 691 mil euros, entre os quais um Audi que pertenceu ao futebolista Di María (ex-Benfica).

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar