Centro Escolar em Constância fechado por cheiro a ovos podres
Situação já se arrasta desde 2015, mas ainda não se sabe qual a origem do mau cheiro.
O Centro Escolar de Santa Margarida da Coutada, em Constância, está encerrado até ser descoberta a origem do cheiro intenso a ovos podres que torna insustentável a utilização das instalações. Os 71 alunos, dos 3 aos 10 anos, vão ser transferidos para as escolas da vila, decidiu ontem o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, depois de uma reunião com os pais e encarregados de educação.
"O encerramento é uma atitude de precaução e preventiva, porque não sabemos do que se trata nem dos efeitos que pode vir a ter nas crianças e nos funcionários do Centro Escolar", explicou o autarca.
Já foi feita uma limpeza das condutas do esgoto e o tamponamento da conduta das águas pluviais, e agora vai ser contratada uma empresa para um registo em vídeo das condutas, para se verificar se os maus cheiros resultam de matéria orgânica ou se têm outra origem.
O problema já se arrasta desde 2015 e motivou várias queixas dos pais e encarregados de educação. Na sexta-feira passada o mau cheiro sentiu-se de forma "particularmente grave", explicou o autarca, em conferência de imprensa, adiantando que "é um cheiro que existe, persiste e de tempos a tempos dá sinal da existência".
Foi também na sexta-feira passada que o presidente do município disse ter tomado conhecimento da existência de um relatório do Instituto Politécnico de Tomar, pedido pela autarquia, a recomendar o encerramento das instalações até ser descoberta a origem do cheiro. A anterior presidente do executivo e atual vereadora, Júlia Amorim, remete esclarecimentos para os próximos dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt