Incêndio destrói habitação secular
Proprietário lamenta perda de documentos do século XIX.
Um incêndio destruiu por completo uma casa secular na qual já viveram pelo menos quatro gerações, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, esta segunda-feira à tarde. O edifício, que estava desabitado, integra um complexo familiar de duas casas e quatro anexos. "Tinha um grande valor sentimental, até porque esta já era a casa dos meus bisavós", lamentou Manuel Santos, proprietário.
No interior da casa, estavam documentos do século XIX de escrituras de terrenos, fotografias, móveis e roupas. "A minha mãe, que morreu há 10 anos, foi a última pessoa a viver cá e desde aí que a casa está vazia. Mas ainda lá estavam muitas das coisas dela, viveu aqui toda a vida", afirmou ainda Manuel Santos. A habitação servia também de arrumos de alfaias agrícolas.
O incêndio deflagrou pelas 14h35 de ontem, tendo sido mobilizados para o local 18 homens apoiados por sete viaturas. "Estava em casa deitado a preparar-me para tomar medicação quando a minha mulher me chamou a dizer que a casa estava a arder. Os bombeiros vieram logo", disse o proprietário, que mora numa das outras casas do complexo da família.
Um curto-circuito terá estado na origem do fogo, que deixou um rasto de destruição e um prejuízo de milhares de euros. "Vou analisar as minhas possibilidades e ver o que consigo fazer, mas quero muito reconstruir esta casa. Foi aqui que também eu vivi e me desenvolvi. Até estávamos a guardar a casa, caso um neto meu também quisesse para aqui viver", rematou, ainda inconsolado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt