Jovens resgatados de gruta em Lagoa
Dois turistas nadaram até ao algar de Benagil e ficaram presos.
Apesar de a ondulação estar forte, os dois jovens, estrangeiros e ambos na casa dos 20 anos, resolveram nadar da praia até ao algar de Benagil (algar José Rodeira), Lagoa. Acabaram por ficar presos no interior da gruta, tendo de ser resgatados pelo salva-vidas de Ferragudo.
Segundo o CM apurou junto do comandante Santos Arrabaça, da capitania do Porto de Portimão, o alerta foi recebido na Estação Salva-Vidas e no piquete da Polícia Marítima pouco antes das 18h00 de terça-feira.
"Apesar de ser uma prática desaconselhada por estar na faixa de risco de queda das arribas, os dois turistas nadaram para dentro do algar, mas em virtude do cansaço e do estado do mar, já não conseguiram sair pelos seus próprios meios. Estavam a entrar em hipotermia", revelou ainda aquele responsável.
Uma vez resgatados pelo salva-vidas do interior da gruta, os jovens foram desembarcados em segurança na praia de Benagil, sem necessitarem de posterior assistência médica. Os resgates de banhistas na gruta de Benagil são frequentes, apesar dos constantes alertas da Autoridade Marítima para evitarem entrar no algar.
PORMENORES
Morreu a nadar para o local
Um banhista alemão com cerca de 60 anos morreu na manhã do dia 12 de abril de 2017, vítima de doença desconhecida quando nadava em direção à gruta de Benagil, em Lagoa. O alerta foi dado por outros banhistas que iam visitar a gruta.
Três resgatados
Três turistas - dois alemães e um romeno - que ficaram presos dentro do algar de Benagil foram resgatados em outubro de 2017 pelo salva-vidas de Ferragudo. Os turistas nadaram para a gruta, mas devido à ondulação não conseguiam sair.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt