Sem-abrigo salvo da rua é contratado pela junta de Armação de Pera
Valentins Hvoinikovs, de 43 anos, tinha problemas de alcoolismo e viveu 7 meses na rua.
Entregue ao álcool, Valentins Hvoinikovs, de 43 anos, natural da Letónia e residente em Portugal há 14 anos, tornou-se sem-abrigo em Armação de Pera. Mas o envolvimento de várias instituições e particulares permitiu resgatá-lo da rua. Este mês, foi contratado como jardineiro pela junta local.
"Separei-me da minha mulher, comecei a beber e perdi o interesse na vida", conta ao CM Valentins, adiantando que viveu "sete meses na rua". No final do ano passado, passou a pernoitar num banco em frente ao mercado, no centro da vila.
Foi aí que Ricardo Pinto, presidente da junta, o encontrou. "Ele estava completamente alcoolizado, muitas vezes nem conseguíamos falar com ele. Dizia que tinha de continuar a beber como se de ar para os pulmões se tratasse", conta o autarca, que desenvolveu "contactos com várias entidades" para encontrar uma solução.
Em dezembro de 2017, Valentins foi alojado em instalações provisórias e encaminhado para tratamento ao alcoolismo. "Só foi possível ajudá-lo porque ele quis ser ajudado e fez por merecer", frisa Ricardo Pinto.
A junta ajudou o imigrante a ter acesso ao rendimento social de inserção e, desde o dia 9 deste mês, contratou-o como jardineiro (esta era a profissão de Valentins, que chegou a ter uma empresa), no âmbito de um contrato de emprego-inserção válido por 12 meses.
A autarquia tem ainda a decorrer um concurso para admitir quatro funcionários de jardinagem, sendo Valentins um dos candidatos.
"Voltei a ter interesse na vida e só posso agradecer muito a quem me ajudou", salienta o antigo sem-abrigo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt