Polícia saca 50 mil euros em perdões de multas

Agente da PSP detido por corrupção recebia entre 50 a 150 euros de condutores desde 2015.

26 de abril de 2018 às 01:30
Agente principal tem 52 anos, prestava serviço na Divisão de Trânsito da PSP do Porto e foi detido há quase um ano Foto: Direitos Reservados
PSP Foto: Direitos Reservados
PSP Foto: Filipe Farinha

1/3

Partilhar

As férias de luxo que gozava com a família levantaram suspeitas entre os colegas da PSP, e a Polícia Judiciária do Porto confirmou que o agente principal da Divisão de Trânsito recebia entre 50 a 150 euros dos condutores que ele próprio abordava por estarem em infração, aos quais sugeria o pagamento de um valor mais reduzido para não serem autuados.

Com o esquema, que durava desde 2015, terá recebido pelo menos 50 mil euros - dinheiro que usou para viagens familiares, designadamente ao Dubai.

Pub

Quando foi detido pela PJ do Porto, em maio do ano passado, foi presente à Justiça. Ficou em liberdade, mas o juiz suspendeu-o de funções. No entanto, a medida de coação já expirou e o agente já terá voltado ao serviço, não obstante de estar ainda a decorrer o processo disciplinar que lhe foi entretanto movido.

O agente principal, de 52 anos, a prestar serviço na Divisão de Trânsito do Porto, foi denunciado pela própria PSP. A investigação da PJ já terminou e, há duas semanas, o relatório final foi entregue no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, que deve em breve acusar o agente de corrupção ativa.

Pub

As provas recolhidas não deixam margem para dúvidas. Além de não ter rendimentos para sustentar as viagens que realizava, várias vezes por ano, ao estrangeiro, foi filmado a receber dinheiro de condutores aos quais tinha sugerido o perdão da multa.

Por norma, cobrava 50 euros, mas chegou a receber 150 euros para não multar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar