Cavalos causam 25 acidentes no Algarve

Esta é a região do País que registou um maior número de ocorrências.

01 de maio de 2018 às 09:53
Acidente com cavalo Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O Algarve é a região do País onde foi registado um maior número de acidentes rodoviários com envolvimento de equídeos, segundo dados do Ministério da Administração Interna. Nos últimos três anos, foram contabilizados 25 casos, o que representa cerca de 22% do total nacional.

Na área sob responsabilidade da GNR verificaram-se 14 acidentes, enquanto a PSP registou 11 casos no Algarve, revela o Governo numa resposta a deputados do CDS a que o CM teve acesso. A Área Metropolitana de Lisboa é a segunda do País com maior número de ocorrências (17).

Pub

No conjunto do território nacional, o Ministério da Administração Interna revela que, nos últimos três anos, houve um total de 111 acidentes com equídeos que motivaram a intervenção da PSP e GNR.

Um dos acidentes mais graves registados na região algarvia aconteceu em dezembro do ano passado, quando cinco cavalos se atravessaram à frente de um automóvel na EN125, próximo da ponte nova sobre o rio Arade, em Portimão.

O condutor do carro, de 46 anos, acabou por não conseguir evitar a colisão com dois dos cavalos que se encontravam na estrada. O homem teve de ser desencarcerado pelos bombeiros, sofrendo ferimentos graves. Os dois animais - não tinham qualquer chip de identificação - morreram em resultado do violento embate.

Pub

Entretanto, há pouco mais de dois meses, em Faro, foi detetado um cavalo à solta e a correr numa via de acesso à EN125, no Patacão. Só por sorte o animal não provocou qualquer acidente, mas a situação gerou o receio por parte dos muitos automobilistas que circulavam na altura naquela zona.

PORMENORES

Outras zonas afetadas

Pub

Além do Algarve e da Área Metropolitana de Lisboa, as outras zonas do País que registaram um maior número de acidentes envolvendo equídeos são os Açores (12), Aveiro (10) Lezíria do Tejo ( 9) e Baixo Alentejo (7), segundo dados do Governo.

Câmaras tomam medidas

Algumas autarquias algarvias, como Olhão e Lagos, têm vindo a efetuar a recolha de equídeos encontrados abandonados na via pública. Ainda recentemente, a autarquia de Lagos procedeu à venda de 12 cavalos que tinha recolhido e que nunca foram reclamados pelos donos.

Pub

Petição no Parlamento

O Parlamento recebeu uma petição, assinada por 12 291 pessoas, a pedir o reforço da legislação de proteção de equídeos. É ainda reclamada a necessidade de criação de santuários para animais de grande porte apreendidos por falta de documentação ou maus-tratos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar