Morador fica ferido ao salvar casa de fogo
Orlando Ribeiro, de 67 anos, pegou em mangueira para apagar chamas na cozinha em Baião.
Quando viu as chamas a consumirem o interior da cozinha de sua casa, este sábado de manhã, em Avezudes, Santa Maria do Zêzere, concelho de Baião, Orlando Ribeiro, de 67 anos, decidiu pegar numa mangueira e apagar sozinho o fogo. A vítima - que perdeu a fala na sequência de um grave problema de saúde - foi auxiliada por duas moradoras, mas recusou deixar a casa, com medo que o fogo tudo destruísse. O homem ficou ferido por inalação de fumo e foi transportado para o hospital de Penafiel.
"Ele andava lá dentro com a mangueira a tentar apagar o fogo, sozinho, mas aquilo era tanto fumo que só se via já os azulejos a cair. O Orlando estava todo preto e nós dissemos : "Saia daí que você vai morrer, vai ficar aí queimado", contou ao CM Maria Miranda, uma das vizinhas que auxiliou o homem, pegando, a certa altura, ela mesmo na mangueira para combater o fogo.
A vítima - que vive sozinha - só foi retirada já pelos bombeiros de Santa Marinha do Zêzere. "Tentámos que ele saísse dali, mas ele recusou sempre. Queria ter a certeza de que a casa ficava bem. Foi levado para a ambulância e estiveram a prestar-lhe assistência porque ele respirou muito fumo", disse Odete Ribeiro, outra das moradoras que tentou ajudar o vizinho e que chamou a corporação.
Os bombeiros já só fizeram ações de rescaldo, uma vez que Orlando tinha mesmo conseguido dominar as chamas, cuja origem está por apurar. A GNR também foi ao local.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt