Pescador morre após três horas à espera de socorro em Faro

Barco que levavas dois homens virou-se a 2,5 milhas da praia. Pescador não resistiu à espera.

19 de julho de 2018 às 19:27
Polícia Marítima xxx Foto: Direitos Reservados
22-02-2016_18_10_54 heli eh101.JPG Foto: D.R.
helicóptero EH101 da Força Aérea Portuguesa Foto: Lusa

1/3

Partilhar

Um pescador de 75 anos morreu esta quinta-feira no Algarve, depois de o barco onde seguia com outro homem, agora livre de perigo, se ter virado a cerca de 2,5 milhas da praia de Faro.

Pub

Em comunicado, Autoridade Marítima revela que "o Capitão do Porto de Faro recebeu um alerta cerca das 14h00, através de um telefonema feito por um representante da Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira - QUARPESCA, dando conta de que uma embarcação de pesca estaria em dificuldades, por ter ficado sem propulsão, com dois tripulantes a bordo".

Recebida a informação, o Capitão do Porto de Faro  iniciou as buscas com uma lancha da Marinha, uma embarcação da Polícia Marítima de Faro, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Olhão e um helicóptero "EH-101 Merlin" da Força Aérea portuguesa.

Os náufragos só foram encontrados pelas 16h55, quase três horas depois do alerta, com a ajuda de um veleiro francês. O  helicóptero "EH-101 Merlin" da Força Aérea confirmou a posição das duas vítimas, juntamente com alguns vestígios pertencentes à embarcação que se encontravam na água, a cerca de 2,5 milhas (cerca de 4,5 km) a sul da praia de Faro.

Pub

Os tripulantes do veleiro francês conseguiram recolher uma das vítimas para bordo, tendo avistado o outro pescador, que estava a pescar polvo, na água já sem vida.

Ao que o CM apurou, os dois homens conseguiram manter-se à tona de água agarrados aos destroços da embarcação, mas a vítima mortal ter-se-á sentido mal enquanto os dois esperavam pela chegada de ajuda.

Os familiares da vítima estranharam o facto de os dois pescadores não terem chegado à hora de almoço.

Pub

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar