Pânico com fuga de gás e acidente em Ermesinde
Casas evacuadas após camião de recolha de lixo derrubar postes.
O camião de recolha de lixo que passa todos os dias pela rua Engenheiro Armando Magalhães, em Ermesinde, embateu, esta quarta-feira de manhã, num cabo de telecomunicações, que ficou preso à viatura e arrastou dois postes. Um ficou inclinado sobre a via; o outro partiu e atingiu a caixa de gás de uma casa, provocando uma fuga de gás. Quatro casas foram evacuadas. Os moradores ficaram em pânico.
"Disse à minha família para sair de casa o mais rápido possível e afastar-se o mais que pudesse. A minha maior preocupação eram os meus sogros, de 88 e 87 anos, com dificuldades de locomoção", afirmou José Brandão, morador da casa cujo muro incorpora a caixa de gás atingida. As famílias das quatro habitações evacuadas ficaram sem comunicações durante a manhã.
Do incidente, que ocorreu por volta das 09h30, resultaram ainda danos numa viatura estacionada. "Depois do embate na caixa, que ficou destruída, o poste foi arrastado pelo camião e só parou debaixo de um veículo", referiu o mesmo habitante. Os destroços chegaram ao pátio da casa.
Os moradores ficaram assustados com o 'estrondo' que ouviram e com o intenso cheiro a gás, provocado pela fuga, que foi rapidamente resolvida pelas autoridades. Queixam-se do mau estado dos postes de telecomunicações - um dos quais em madeira -, que foram colocados na rua há várias décadas.
A via esteve cortada durante cerca de três horas e a PSP indicou aos condutores os desvios. Os bombeiros foram ao local.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt