Clientes de bancos burlados com cartões no Algarve

PSP tem registo de sete casos mas muitas das vítimas ainda não apresentaram queixa.

19 de setembro de 2018 às 08:34
Cartões clonados Foto: Lusa
Usava cartões clonados Foto: Pedro Catarino

1/2

Partilhar

Quatro dos casos de clonagem já identificados, ao que o CM apurou, terão acontecido em agosto em máquinas ATM instaladas, em Lagos. O grupo criminoso terá instalado aparelhos para fazer a leitura das bandas magnéticas dos cartões e microcâmaras para gravar os códigos secretos das vítimas.

Pub

As burlas começaram a ser detetadas no último fim de semana, quando os bancos detetaram movimentos suspeitos nas contas dos clientes. Há registo de levantamentos de 100 e 400 euros, em Portimão, Lagos e Zambujeira do Mar. Em alguns casos foram feitos dois levantamentos de 400 euros em dias consecutivos.

A PSP e a GNR estão a reunir as várias queixas apresentadas na região.

Pub

Segundo o CM apurou, até esta terça-feira a PSP tinha registo de sete denúncias apresentadas em Lagos, sendo que há vítimas que ontem ainda não tinham apresentado queixa. Depois de reunidas todas as queixas, o Ministério Público deverá entregar a investigação do esquema criminoso à Polícia Judiciária.

PORMENORES

Clientes de vários bancos

Pub

As vítimas já identificadas, ao que o CM apurou, são clientes de vários bancos, nomeadamente BPI, Novo Banco, Millennium BCP e Crédito Agrícola.

Bancos assumem perdas

Algumas entidades bancárias vão assumir a responsabilidade pelas perdas dos clientes. Outras estão a pedir provas de que os cartões foram clonados.

Pub

Quatro crimes

Em causa estão os crimes de associação criminosa, contrafação de cartões de crédito ou débito, burla e falsidade informática.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar