ASAE apreende cerca de 2.000 garrafas de azeite "Virgem Extra" com mistura de azeite refinado

Foram apreendidos cerca de 1.500 litros de produto, num valor aproximado de 5.200 euros.

29 de setembro de 2018 às 10:55
Operação da ASAE Foto: CMTV
Operação da ASAE Foto: CMTV

1/2

Partilhar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou a venda, num operador grossista, de cerca de 2.000 unidades de azeite que apresentavam a categoria "Virgem Extra" na denominação de venda, mas continham mistura de azeite refinado.

A operação da ASAE, divulgada este sábado em comunicado, foi conduzida pela Unidade Nacional de Informações e de Investigação Criminal nas localidades de Guimarães, Sintra e Faro.

Pub

No total, precisa, foram apreendidas cerca de 2.000 garrafas de azeite, correspondendo a 1.500 litros de produto, num valor aproximado de 5.200 euros.

O produto em causa, estava rotulado como "Virgem Extra", ou seja, azeite de categoria superior obtido diretamente de azeitonas, unicamente por processos mecânicos, mas na sua composição foi detetada a existência de azeite refinado.

Segundo a ASAE, trata-se assim de uma prática "fraudulenta" e que induzia o consumidor final em erro quanto à qualidade do produto, as suas reais características e o seu valor comercial.

Pub

"No âmbito desta operação, a ASAE fez uma intervenção simultânea a nível nacional, nas localidades de Guimarães, Sintra e Faro, no sentido de detetar e retirar do circuito comercial as embalagens deste produto", refere.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar