Tochas floridas juntam milhares de pessoas em São Brás de Alportel
Procissão da Ressurreição realizou-se no domingo de Páscoa.
A Procissão da Ressurreição, com as tradicionais tochas floridas, que decorreu este domingo, em São Brás de Alportel, juntou milhares de visitantes vindos de norte a sul do País e ainda alguns estrangeiros, nesta que se pretende que seja uma manifestação singular do sentir de um povo.
Como acontece todos os domingos de Páscoa, as ruas foram cobertas de flores e as tochas erguidas ao alto, ao ritmo do refrão, ‘Ressuscitou como disse... Aleluia! Aleluia! Aleluia!’, em honra a Cristo ressuscitado, com o grito a ecoar pela vila serrana.
O dia começou bem cedo, para os mais de 100 voluntários, de todas as idades, que ainda de madruga começaram a ornamentar com o manto de flores as ruas por onde passa a Procissão da Ressurreição.
"Começámos às 05h00 a preparar a passadeira de flores lindíssima. Todos participam, de todas as idades, até porque eu comecei quando era pequeno e o meu filho, que agora tem cinco anos, também já participa", referiu ao CM o presidente da câmara, Vítor Guerreiro.
A grande comunidade estrangeira que mora nas serras de São Brás de Alportel também aproveitou para celebrar a tradição, que já sente como se fosse deles. "Em Inglaterra temos festas parecidas, mas nada desta magnitude e com este empenho das pessoas. As flores são lindíssimas", contou ao CM John Roy, de 73 anos.
Durante o dia os visitantes puderam provar as tradicionais amêndoas de pinhão, confecionadas de forma artesanal há mais de um século.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt