O que é a Transdev, a empresa visada na Operação 'Rota Final'
Multinacional está presente em cinco continentes e 19 países e explorou a rede de Metro do Porto entre 1997 e 2010.
A Transdev, multinacional que nasceu em França em 1955, é uma das principais visadas na operação com o nome de código 'Rota Final' que esta quarta-feira levou a cabo buscas da PJ a 18 autarquias do Norte e Centro.
A Transdev será, de acordo com a investigação a decorrer, uma das principais beneficiadas destes contratos públicos.
Os inspetores investigam "a suspeita de práticas de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder", segundo um comunicado da PJ.
Multinacional nos cinco continentes
A empresa de transporte de passageiros está presente em cinco continentes e 19 países, incluindo Portugal, - segundo é descrito no site da multinacional - e conta com redes de metro ligeiro e 13 meios diferentes de transporte. Na Europa, a empresa conta com c
Em Portugal, a multinacional foi responsável pela exploração da rede de Metro do Porto entre 1997 e 2010. A concessão foi adquirida durante o governo do PSD de Passos Coelho, num processo por ajuste direto que foi anulado pelo atual primeiro-ministro António Costa num processo que acabou nos tribunais.
A empresa atua principalmente na região Norte e Centro do País, com maior relevo na Guarda, Aveiro, Coimbra e Viseu.
Na Europa, a empresa conta com c
A Transdev gere ainda um império de milhões de euros - só em 2016 o volume de negócios da empresa situava-se nos 6.700 mil milhões de euros - com 83 mil colaboradores e 43 mil veículos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt