Piscina de Siza em Leça da Palmeira não tem rampa para deficientes
Câmara indica que construção desvirtuaria arquitetura original do imóvel classificado.
Foi projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, inaugurada em 1965 e alvo de uma empreitada de requalificação de 500 mil euros ao longo do último ano. A piscina da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, reabriu este verão, mas permanece sem rampa de acesso para cidadãos com mobilidade reduzida.
Questionada pelo CM, a Câmara de Matosinhos indica que "tratando-se de um imóvel classificado, as rampas de acesso para deficientes não são obrigatórias, uma vez que a sua construção desvirtuaria a arquitetura original".
"É uma vergonha. Fizeram as obras, gastaram-se centenas de milhares de euros e não houve a sensibilidade de pôr uma rampa para quem precisa?", lamenta um dos utentes da piscina, que pediu anonimato. "Além de que não melhoraram a sinalética e os acessos aos sanitários, dentro do espaço da piscina, também não têm rampas, o que é inadmissível", acrescentou.
Em julho de 2017, o vereador Fernando Rocha indicou ao CM que a empreitada, bem como a requalificação que está em curso na Piscina das Marés - também de Siza Vieira -, na marginal de Leça da Palmeira, iria deixar os equipamentos "mais confortáveis e acessíveis, cumprindo todas as regras".
A Câmara de Matosinhos indica que "os sanitários da piscina nunca deixaram de funcionar e as indicações dos mesmos são as originais, conforme projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira".
Esta sexta-feira, o CM encontrou ainda sanitários da Quinta da Conceição fechados - apenas um aberto e vandalizado. A câmara indicara que estavam em funcionamento desde dia 6, depois de obras na sequência da rutura de uma conduta de água.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt