17 anos de prisão para jovem que matou pai à machadada em Barcelos

Homem foi encontrado morto, com a machada espetada na testa, pelo filho.

21 de julho de 2020 às 16:11
Adélio Ribeiro tinha 52 anos Foto: Direitos Reservados
Adélio Ribeiro, de 52 anos, foi morto à machadada pelo filho de 16 anos Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

O Tribunal de Braga condenou a 17 anos de cadeia o jovem de 17 anos, que há um ano matou o pai à machadada, na freguesia de Pereira, concelho de Barcelos.

Quando tirou a vida ao pai, com vários golpes de machada, Pedro Daniel Ribeiro tinha 16 anos de idade. Foi no dia 26 de julho do ano passado.

Pub

Logo nesse dia, confessou o crime à Polícia Judiciária de Braga, confissão que repetiu no início do julgamento e que levou o coletivo de juízes a determinar uma pena de 17 anos de cadeia.

O jovem explicou que matou o pai com o objetivo acabar com o "inferno" que o progenitor criava em casa. Disse que o pai andava constantemente embriagado e que discutia todos os dias com a mãe, sobretudo por questões de dinheiro.

Para além disso, Pedro Ribeiro alegou também que ficava intimidado com os "toques" que o pai lhe dava, nas costas e na zona das virilhas, atribuindo-lhes cariz sexual.

Pub

O crime teve lugar um dia depois da vítima, Adélio Longras Ribeiro, de 52 anos, ter regressado de França, onde tinha estado seis meses emigrado, a trabalhar como calceteiro.

Pedro Daniel disse em tribunal que os seis meses em que o pai esteve em França foram os melhores dias, dele e da mãe e que o regresso do progenitor fez regressar o inferno em que não queria continuar a viver.

No dia do crime, o pai tinha voltado a discutir com a mãe, logo pela manhã. Ela foi trabalhar e ele foi dormir para o quarto. Nessa altura, o jovem agora condenado foi buscar uma machada e desferiu-lhe um número indeterminado de golpes, na cabeça, na face, no peito, nos membros e nos órgãos genitais, acabando por lhe provocar a morte.

Pub

Esteve um ano em prisão preventiva e esta terça-feira foi condenado a 17 anos de cadeia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar