Henrique Araújo é o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Sucede a Joaquim Piçarra.

18 de maio de 2021 às 12:30
Partilhar

O juiz conselheiro Henrique Araújo foi esta terça-feira eleito, à segunda volta, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ao obter 33 votos contra 26 de Maria dos Prazeres Beleza nas eleições interpares para aquele tribunal superior. 

Na votação (segunda volta) registou-se ainda um voto branco, adiantou à agência Lusa fonte do STJ.

Pub

Na primeira volta, Henrique Araújo já tinha sido o mais votado, com 22 votos, tendo Maria dos Prazeres Beleza e Alexandre Reis alcançado ambos 18 votos, mas pelas regras do STJ por antiguidade passou à segunda volta Maria dos Prazeres Beleza.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) saudou "vivamente" o novo presidente eleito do Supremo Tribunal de Justiça desejando-lhe "o maior êxito no exercício do cargo".

"A ASJP saúda vivamente o novo presidente do STJ, juiz conselheiro Henrique Araújo, a quem deseja o maior êxito no exercício do cargo, na representação protocolar e simbólica dos tribunais e dos juízes e na liderança do Conselho Superior da Magistratura, órgão máximo do governo autónomo do poder judicial e de gestão e disciplina dos juízes", refere a ASJP em mensagem dirigida ao recém-eleito.

Pub

Para a ASJP, "num momento tão exigente para a justiça e para a cidadania, que reclama dos juízes e dos seus órgãos de gestão e representação uma participação mais efetiva nas reformas e no reforço da integridade e confiança no sistema de justiça", cabe à associação sindical de juízes expressar publicamente o seu apoio ao presidente eleito do STJ, com "quem cooperará em tudo o que estiver ao seu alcance".

A direção da ASJP, presidida por Manuel Soares, vai pedir uma audiência ao novo presidente do STJ para apresentação de cumprimentos e discussão das matérias relevantes da justiça, adianta a nota enviada à Lusa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar