GNR encerra lar de idosos em Torres Novas por suspeita de maus tratos
Dez utentes foram realojados noutras residências e habitações de familiares.
Uma denúncia por maus-tratos a idosos levou a GNR, a Autoridade de Saúde Pública e a Segurança Social a um lar ilegal em Torres Novas, que acolhia 10 pessoas e foi fechado por infrações relativas à salubridade, segurança e recursos humanos.
O lar ilegal funcionava há dois meses no rés do chão de um edifício arrendado, na freguesia de Riachos, onde existiu uma residencial que encerrou durante a pandemia.
Os 10 utentes, com idades entre os 70 e os 88 anos, foram encaminhados para outras estruturas de apoio a idosos e um deles acolhido por familiares. Quatro têm mobilidade reduzida e por isso foram transportados em ambulâncias dos bombeiros.
A inspeção ao lar ilegal, que ditou o seu encerramento imediato, decorreu na passada quarta-feira e foi divulgada no domingo pelo Comando de Santarém da GNR. Durante a inspeção, foram identificadas três funcionárias do estabelecimento, adianta a GNR.
A denúncia por maus-tratos a idosos deu origem a uma investigação, que ainda está a decorrer, a cargo de militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas da GNR.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt