22 milhões para obras nas rias Formosa e de Alvor
Algumas intervenções avançam antes do final deste ano.
Até ao final do ano está previsto o investimento de mais de 22 milhões de euros nas rias Formosa e de Alvor.
Na primeira, destacam-se as intervenções em Tavira - reabilitações da lota, do cais de descarga da ilha e do molhe nascente da barra - e dragagens nas barras da Fuseta e da Armona, em Olhão. A ria de Alvor, em Portimão, também vai ser alvo de dragagens.
"As obras em Tavira [com um investimento de 4,7 milhões de euros] irão começar dentro de pouco tempo. No próximo verão ainda estarão a decorrer, mas arranjaremos uma solução para não criar constrangimentos aos veraneantes", revelou ao CM o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
As dragagens, também está previsto que arranquem ainda este ano e o governante diz que tudo o que for dragado "será reposto nas dunas, para as consolidar face ao avanço do mar".
Além destas intervenções, também a construção da nova ponte para a praia de Faro vai avançar. "É uma infraestrutura que ainda tem cabimento no programa Polis e terá de estar em concurso público até ao final deste ano, pois a Sociedade Polis está já a iniciar a sua liquidação".
Quarteira promove a descarbonização através de projeto
O projeto vai adaptar um "espaço urbano de identidade local de forma a tornar-se numa zona de teste e de soluções tecnológicas que promovam a descarbonização da vivência em cidades", disse a autarquia.
João Matos Fernandes reconheceu a "qualidade do projeto", que está a ser desenvolvido em mais 11 cidades.
PORMENORES
Ministros juntos
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, acompanhou ontem o homólogo do Ambiente na assinatura do protocolo das requalificações em Tavira.
Mais intervenções
O Parque Urbano de Olhão e o novo plano de praia para o areal do Ancão, Loulé, também fazem parte do lote de intervenções a começar até ao final deste ano.
Divisão de custos
Grande parte das requalificações vai ter investimento conjunto da Sociedade Polis, autarquias e Docapesca.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt