40 disparos de metralhadora em 56 segundos de terror
Encapuzados tentaram assaltar ourivesaria Matos.
Armados com duas metralhadoras, pistolas e uma marreta, os oito ladrões encapuzados atacaram sem medo a ourivesaria Matos, no centro da vila de Ponte de Lima, ao final da tarde de sexta-feira. Foram 56 segundos de terror vividos pelo proprietário da ourivesaria – que se refugiou numa espécie de ‘bunker’ criado nas traseiras da loja, com uma porta blindada - mas sobretudo pelos comerciantes das lojas próximas na praça de Camões, com vista para o rio Lima. Todos estão assustados. A Judiciária de Braga investiga.
Os assaltantes usaram armas de guerra com munições que não são habituais em Portugal. Fizeram pelo menos 40 disparos no exterior da loja, mas o vidro à prova de bala resistiu. Não conseguiram partir a montra e entrar na ourivesaria. Fugiram a alta velocidade pela ponte pedonal, que fica em frente e liga à outra margem do rio Lima, depois de terem disparado em direção à funcionária de uma ótica.
Os assaltantes usaram dois carros topo de gama - um BMW X6 e um Audi - para realizar o assalto. Os veículos, com matrículas espanholas, foram "apanhados" pelos radares da Brigada de Trânsito da GNR na A3, entre o Porto e Ponte de Lima, antes do ataque.
Quando chegaram à ourivesaria, um deles gritou: "Isto é um assalto". Falava português fluente e sem pronúncia. Quando perceberam que tinham esgotado o tempo para consumar o roubo, o mesmo homem ordenou, dirigindo-se aos restantes: "Vamos embora, vamos embora" e entraram quatro em cada veículo. O ataque, digno de um filme, deixou em pânico os comerciantes locais. Ontem, nenhuma testemunha queria falar e todos se mostram assustados com o terror vivido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt