500 euros por lugar de carro junto à praia na Arrábida
Autarquia aprova projeto de regulamento, que ainda vai estar um mês em consulta pública.
Após vários anos de caos e insegurança, o estacionamento na praia da Figueirinha, na serra da Arrábida, em Setúbal, vai ser ordenado e pago.
Os dois parques de estacionamento, um de cada lado do restaurante e balneários, com um total de 277 lugares, vão ser tarifados durante a época balnear (de 1 de junho a 30 de setembro), sendo que alugar um estacionamento privativo durante toda a época custará 500 euros. Nem os concessionários escapam ao pagamento de uma tarifa: 10 euros para o primeiro cartão, 20 euros para o segundo, limite para cada concessionário de apoio de praia.
O Projeto de Regulamento Específico de Zonas de Estacionamento Controlado na Praia da Figueirinha foi aprovado na quarta-feira pela Câmara de Setúbal. Após a publicação em Diário da República, estará em consulta pública por 30 dias, seguindo-se nova votação pelo executivo e pela Assembleia Municipal.
De acordo com a proposta da autarquia setubalense, os veículos de duas rodas, "considerados modos suaves de circulação", incluindo motociclos, ciclomotores e velocípedes, terão lugares próprios e gratuitos.
O estacionamento de viaturas, que tem limites máximos diários entre 3 e 9 euros (dependendo do dia da semana e do mês), é pago entre as 8h00 e as 19h00. Fora dos limites horários e sazonais aplicáveis aos automóveis, o estacionamento é gratuito, refere a autarquia.
O estacionamento na zona das praias da Arrábida tem sido um problema crescente, nomeadamente junto à Figueirinha. Na época balnear, a EN379-1 tem um só sentido de trânsito, tendo sido criado nos últimos anos um parque junto à fábrica no Outão, com ligação em autocarro para as praias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt