500 voluntários apanham cinco toneladas de lixo
Campanha da autarquia de Esposende contou com a participação do movimento associativo.
A iniciativa foi da empresa municipal Esposende Ambiente e contou com a participação de mais de 500 voluntários que, em dois dias, recolheram cerca de 4,5 toneladas de resíduos, no litoral e zonas ribeirinhas do concelho.
A ação envolveu a participação de voluntários do concelho como de outras localidades vizinhas, que procederam à limpeza de vários pontos do litoral, desde o limite norte, na Foz do rio Neiva, até à praia da Ramalha, na Apúlia, já perto do limite com o município da Póvoa de Varzim. Foram alvo desta intervenção cerca de nove quilómetros de praias, dunas e estuários, abrangendo quase metade do litoral de Esposende.
No primeiro dia, uma centena de alunos da Escola Básica António Rodrigues Sampaio e da Escola Profissional de Esposende recolheram os resíduos do areal e espaço dunar entre a praia de Cepães e a praia da Redonda, bem como da praia junto à Torre Norte de Ofir.
No dia seguinte, as praias, dunas e zonas ribeirinhas de Esposende encheram-se de voluntários que dedicaram algumas horas do seu fim de- semana ao ambiente, mais concretamente a recolher os resíduos que, ao longo do inverno, foram ficando depositados nas margens do rio Cávado e nas praias do concelho.
Para além da Esposende Ambiente e da Câmara de Esposende, esta ação de voluntariado ambiental contou também com a colaboração e participação do Parque Natural do Litoral Norte, de várias Juntas de Freguesia, das Associações AssoBio e Rio Neiva, dos Agrupamentos de Escuteiros de Esposende, Marinhas e Mar e das Guias de Apúlia, entre outros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt