61 crimes contra animais em 2015
48 casos de maus-tratos e 13 de abandono remetidos a tribunal.
Um cão foi atirado de uma falésia, junto ao farol de Ferragudo, em Lagoa, com uma corda ao pescoço atada a um tijolo, a 7 de abril do ano passado. Quatro dias depois, outro cão foi também atirado do cimo de outra falésia, na mesma zona. Os animais foram resgatados pelos Bombeiros Voluntários de Lagoa, tendo a GNR investigado ambas as situações, que integram a lista de crimes de maus-tratos a animais registados na região em 2015.
No total foram registados 61 crimes, com a GNR a elaborar "expediente e mandar para tribunal um total de 48 casos de crimes de maus-tratos a animais e mais 13 de abandono de animais de companhia", adiantou fonte do Comando de Faro da GNR, frisando que os casos registados no Algarve "dizem sobretudo respeito a cães e gatos".
No ano passado houve "um total de 140 denúncias de maus-tratos a animais" na região, revela a mesma fonte do Comando de Faro da GNR, adiantando que foram elaborados "350 autos de contraordenação". Os maus-tratos a animais de companhia foram criminalizados pelo decreto-lei 69/2014, de 29 de agosto. No País foram registadas, em 2015, 3810 denúncias. Foram instaurados 4684 autos e 655 crimes foram a tribunal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt